quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Produtivos x improdutivos – A quem dar mais atenção?

Imagine a situação, leitor: você auxilia um funcionário produtivo, que faz 10 vendas por semana, a aprender a fazer 15. Você o ajudou a crescer 50% e, melhor ainda, acrescentou 5 vendas ao total da equipe.


Agora, imagine que você passa esse tempo com um profissional improdutivo. Elevando o nível dele em 50%, passa de 2 para 3 vendas e acrescenta apenas 1 venda (em vez de 5) ao total da equipe.

Infelizmente, isso é o que ainda acontece com muitos líderes: passam a maior parte do dia investindo no colaborador improdutivo, acrescentado uma única venda, em vez de cinco. A afirmação de Steve Chandler – uma das maiores autoridades do mundo em liderança corporativa – está no livro Motivando para o sucesso, escrito em parceria com Scott Richardson.

Não se engane ao pensar que a situação acima é exclusiva da área de vendas, pois acontece em todo tipo de empresa. “Funcionários improdutivos sempre tentarão convencê-lo de tudo o que fizeram, das medidas que tomaram. O que eles não querem é assumir a responsabilidade pelos resultados”, explica Chandler.

Você sabe que resultado é uma palavra que não faz parte do dia a dia dos improdutivos, pois certamente já teve um profissional assim. Eles não desejam alcançar resultado algum, querem apenas manter o emprego e serem vistos como pessoas que realmente se esforçam.

É nesse momento que muitos líderes falham, pois tiram o foco do que desejam atingir e passam a gerenciar as atividades dos improdutivos; afinal, sabem que, se o colaborador se ocupar delas sem parar, conseguirá resultados. Com isso, os líderes caem no erro de responsabilizar o funcionário por suas tentativas, e não pelos resultados.

Todo esse processo exige tempo do líder e acaba levando à situação proposta no início do texto, o que é um grande equívoco. Lembre-se sempre de que o tempo que você passa ajudando um funcionário produtivo auxilia mais a produção da equipe que o gasto com os improdutivos.

“Pesquisas mostram que os gerentes passam mais de 70% de seu tempo tentando fazer os improdutivos produzirem. Enquanto isso, a maioria dos produtivos pede demissão e vai procurar outro emprego porque não recebeu atenção suficiente. Esses indivíduos não se sentiam reconhecidos pela empresa nem cresciam em suas posições”, avisa Chandler.

Portanto, feche o cerco dos improdutivos. Mostre que a produtividade é resultado direto da vontade de alcançar uma meta. Caso contrário, todas as forças estarão concentradas apenas no desejo de manter o emprego. E, se os improdutivos puderem fazer o mínimo para mantê-lo, melhor para eles e pior para você.

Destine tempo e energia para os produtivos, pois, além de melhorar os resultados de toda a equipe, você se alimenta das habilidades e do entusiasmo desses profissionais. Afinal, eles se programam para experimentar coisas novas até encontrarem o caminho. São como aqueles robôs de brinquedo que batem contra a parede, giram 30 graus e tentam novamente.

E os improdutivos? Bem, eles batem na parede, ficam deprimidos e se recolhem por 20 minutos, o dia todo ou a semana inteira. Nesse meio tempo, batem novamente contra a parede, não tomam outra direção e continuam batendo até acabar a bateria. O fim da história você já conhece, leitor.

Um grande abraço,
Ivan Zouk
Fonte:

Cleverson Uliana
Editor da revista Liderança

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Morre criador do zouk



O cantor Patrick Saint-Éloi, um dos pioneiros da música zouk e ex-vocalista do grupo Kassav, morreu este sábado (câncer de cérebro) em Guadalupe aos 51 anos. Nascido a 20 de Outubro de 1958 em Guadalupe, Saint-Éloi saiu da ilha aos 17 anos, fixando-se em Paris para tentar uma carreira musical.
Patrick St. Eloi é o artista lendário ex-vocalista da Banda Kassav fez historia na música zouk e influenciou outros ritmos musicais e até hoje é referencia na música zouk de qualidade. Lançou 12 álbuns solo e mostrou toda a sensualidade da música zouk. Para essa nova geração deixa um legado musical e mostra que a música zouk tem conteúdo e veio para ficar. Tem uma frase no álbum “Bizouk” que ele fala e resume tudo o que é o zouk:
-O zouk não é so mãos que batem, mas um coração que bate... (fonte: zoukatitude.blogspot.com)

Zouk no ceu



Fiquei muito triste hoje com essa noticia, meu filho recebeu esse nome (Patrick) pra homenagear o criador do ritmo zouk, tenho ainda os LPs do Kassav e dele Patrick SaintÉloi e meu filho hoje com 11 anos também curte o zouk e o xará Patrick.
E conhece toda a história do zouk e o porque de se chamar assim, sabe desde cedo o quanto o pai é apaixonado pelo zouk.
E agora Patrick SaintÉloi vai tocar zouk aos anjos, não estranhe se nas próximas chuvas não cairem raios em ritmos da batida zouk.

Curte Zouk ?

Recife já tem zoukeiros excelentes como São Paulo e tem apaixonados pelo zouk assim como os amantes do zouk de Sampa e Rio, WEKEND ZOUK, RECIFE ZOUK (2ª EDIÇÃO) são alguns exemplos do que está rolando no mundo zouk no Nordeste, além de WORKSHOPS, PARADA ZOUK, enfim, seja você um novato no ritmo ou um velho conhecido do mundo zouk, em Recife você não vai ficar sem curtir a batida do coração "ZOUK" e a academia de dança BAILLAR e Los Will apoia e vai estar representando o Zouk de Pernambuco no Congresso Mundial de Zouk (OPEN ZOUK) em Sampa.

Sabado teve baile de abertura do RECIFE ZOUK e foi super-show, quem foi já está com saudades e quem não foi, fique atento as próximas edições veja algumas fotos agora e vc pode conferir na minha pagina do youtube alguns momentos do baile e do workshop de Zouk e Salsa.

www.youtube.com/ivamzouk

RECIFE ZOUK


RECIFE ZOUK





Entre em contato comigo !!!


Envie emails com sugestões, criticas ou opiniões:
ivan.zouk@live.com

Siga-me no Twitter: @ivanzouk

Me add no Msn: ivan.zouk@live.com

Visite meu orkut: Ivan Zouk

Visite meus videos no youtube:
www.youtube.com/ivamzouk

Visite e indique meu blog regularmente:
www.ivamzouk.blogspot.com

OBS: Somente no youtube e no blog que ivam é com "m" no fim do nome,
nos demais é ivan com "n" mesmo, ok?