sábado, 12 de abril de 2014

Telhado verde

Alô alô galera bonita da internet, muito bom ver você novamente no meu blog, nessa postagem vou falar de sucesso mas em outro sentido, no sentido de aliar a tecnologia com o meio ambiente, vejam que exemplo mais que bacana.

O uso do telhado verde pode ser um instrumento importante para reduzir os impactos de ilhas das calor
formadas especialmente em grandes centros urbanos. Ao comparar dois prédios da capital paulista, um com área verde e outro com laje de concreto, um estudo feito pela Universidade de São Paulo (USP) verificou que a temperatura no topo do edifício com jardim ficou até 5,3 graus Celsius (°C) mais baixa. Também houve ganho de 15,7% em relação à umidade relativa do ar.  Além do ganho em termos climáticos, o telhado verde pode contribuir para a redução do uso de energia.

Aumenta-se o conforto térmico no interior dos edifícios e, consequentemente, reduz-se o uso do ar-condicionado, por exemplo. Também melhora o escoamento pluvial, que é fundamental especialmente para uma cidade que sofre com enchentes.  A expansão do uso desse tipo de telhado pode ajudar na formação de corredores ecológicos nas grandes cidades, interligando várias coberturas às áreas preservadas, como praças e parques.

 A instalação de um telhado verde, no entanto, não pode ser feita sem cálculos para verificação de qual o modelo mais adequado de acordo com as condições estruturais do prédio. Existem alguns tipos de cobertura vegetal, como a extensiva, com o uso de grama; e a semi-intensiva, com plantas de porte arbustivo, além da grama. 

E ai? gostou da idéia?
Vamos buscar a cada dia o sucesso pro nós e para o nosso planeta!
Fica a dica,
Xau galera até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário