quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Cursos menos concorridos


Não tem jeito. Todos os pais são iguais: têm o sonho de ver seu filho ou filha formado em medicina, engenharia ou direito, e qual não é a decepção quando o pupilo chega em casa dizendo que tudo o que quer estudar na vida é Filosofia. E não adianta, tentar fazer você mudar de idéia é pura perda de tempo. Bem, as coisas podem ser mais fáceis do que você imagina. Mostre a eles que essas profissões pouco procuradas estão em alta no mercado de trabalho, exatamente porque são poucos os profissionais preparados e capacitados para exercer as funções exigidas.

Pegue a relação de candidatos/vaga do vestibular da Fuvest este ano. Enquanto os cursos tradicionais continuam ganhando disparado na categoria concorridíssimos – com mais de quarenta candidatos por vaga, alguns contam com poucos candidatos. Música, Filosofia, Artes Plásticas, Ciências da Terra, Matemática, Letras e Física/Meteorologia são os cursos menos procurados, quase rejeitados pelos vestibulandos, mas que podem ser mais vantajosos do que se imagina. Para o curso de Filosofia, por exemplo, a procura é tão pequena que a Universidade São Judas, uma instituição privada, o oferece gratuitamente desde 1995.

A falta de informação é o principal motivo para a baixa procura por algumas carreiras. O curso do Fotografia da PUC de São Paulo teve, em seu vestibular deste ano, apenas dois candidatos por vaga. Música e Química na Unicamp não ficaram longe disso. O estudante quase não conhece a abrangência de alguns cursos. Segundo o coordenador da Fuvest, Sérgio Massaro, os jovens desconhecem o quanto alguns cursos são bem aceitos pelo mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário