quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Notas minimas e maximas do Enem 2009


O Inep acaba de divulgar as notas máximas e mínimas do Enem 2009; confira e compare a sua com as demais.

O Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais) divulgou nesta quinta-feira (28) as notas máximas e mínimas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009. Com essa escala de notas, os estudantes saber se estão acima ou abaixo do desempenho médio, que é o de 500 pontos.

A média do desempenho na redação foi de 601,5. A área de matemática e suas tecnologias foi a que apresentou a maior nota: 985,1. Veja as demais:

Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Menor nota 263,3 - Maior nota 903,2
Ciências Humanas e suas Tecnologias: Menor nota 300,0 - Maior nota 887,0
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Menor nota 224,3 - Maior nota 835,6
Matemática e suas Tecnologias: Menor nota 345,9 - Maior Nota 985,1

O exame apresenta cinco notas, uma para cada área do conhecimento que foi avaliada: ciências da natureza, ciências humanas, linguagens, matemática e redação. O desempenho dos candidatos foi calculado de acordo com a TRI (Teoria de Resposta ao Item), que mede o conhecimento a partir do comportamento observado em testes; exceto a redação, que é avaliada nos moldes dos exames anteriores.

Teoria de Resposta ao Item
A nota calculada pela TRI não representa simplesmente a proporção de questões que o estudante acertou na prova. Em cada uma das áreas avaliadas, a média obtida depende, além do número de questões respondidas corretamente, também da dificuldade das questões que se erra e se acerta, e da consistência das respostas. Por isso, pessoas que acertam o mesmo número absoluto de itens podem obter médias de desempenho distintas.

A nota 500 representa a média obtida pelos concluintes do ensino médio que realizaram a prova (excluídos os egressos e treineiros).


metade dos alunos não atingiram media

SÃO PAULO - Quase metade dos 2,6 milhões de alunos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009 teve notas inferiores aos 500 pontos estabelecidos como média pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela prova, em todas as quatro áreas avaliadas. Em matemática, a prova considerada mais difícil, 57,7% dos candidatos ficaram abaixo da média.

A escala apresentada ontem pelo Inep atribuiu ao resultado obtido pelos estudantes que ficaram no meio, nem tão ruins nem tão bons, a nota 500 - no caso, foram usados apenas daqueles que concluíram o ensino médio em 2009. Quanto mais além de 500 melhor a situação do aluno. Acima de 800 pontos, informou o presidente do Inep, José Soares Neto, apenas uma minoria. Da mesma forma, quanto mais baixo pior.



A análise de quantos alunos ficaram em cada uma das faixas de pontos mostra que boa parte não conseguiu nem mesmo alcançar essa média. Na prova de linguagens, que inclui português, 47% dos estudantes ficaram com menos de 500 pontos e 1,3% ficou abaixo de 300, o que significa que praticamente zeraram o exame, cuja nota mais baixa foi 224,3 pontos, a menor entre as quatro avaliadas. Em ciências humanas, nenhum aluno teve resultados inferiores a 300 pontos, mas apenas 0,1% conseguiu passar dos 700.



A metade ficou abaixo dos 500 pontos. Em ciências da natureza, 48,7% não alcançaram a média e apenas 0,2% passou dos 700 pontos. Nessa área, no entanto, 0,8% dos candidatos não alcançaram os 300 pontos. A nota mais baixa foi 263,3. Matemática teve a nota mais alta entre as áreas, 985,1 pontos. No entanto, esse resultado foi obtido por apenas um estudante. Só 0,3 % passou dos 800 pontos. No ano passado, 2,6 milhões de jovens fizeram a prova. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

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