quarta-feira, 2 de março de 2011

Zouk - A história

Em 1988 entro numa casa noturna no bairro de Pinheiros em São Paulo de um nome um tanto estranho (Rhala-Koxa)e ouço uma batida musical incrivel e vejo pessoas dançando de uma maneira tão sensual, era algo muito lindo de ver e muito gostoso de ouvir, o Zouk-Love, foi paixão a primeira vista ou primeira música, a primeira dança, enfim, foi paixão e dura até hoje, mais de 20 anos depois.
De lá pra cá houveram algumas mudanças sutis nos estilos das musicas e da dança, mas a essencia é a mesma. Frequentava diariamente naquela epoca as chamadas lambaterias, vieram depois a Mel, o Lambar (o saudades), Reggae-Night e varios outros.
No site da Confraria do Zouk tem uma história contando a origem do zouk que reproduzi abaixo e as 2 fotos nesse post é do flyer da Zoukeira e Mega Profissional da dança Aneska convidando pro niver e outra do Ivam Zouk (eu) com Aneska uma das melhores zoukeiras do mundo:

abaixo um breve resumo da história do zouk.

Em 1978, Pierre Edouard Decimus voltou a Paris depois de uma carreira de sucesso nas Antilhas Francesas. Pierre Edouard Decimus estava prestes a se aposentar dos negócios da música quando ele e seu irmão Georges Decimus conheceram o companheiro guadeloupeano Jacob Desvarieux, um compositor e violinista popular conhecido em Paris como o feiticeiro do estúdio. Em meio ao cerco da tecnologia parisiense na música, Pierre Decimus teve a idéia de gravar "só mais um disco".
Seqüencialmente, Pierre Edouard Decimus, seu irmão e Jacob Desvarieux juntaram-se com músicos antilhanos influenciados pela música parisiense e criaram um grupo chamado Kassav’ e um nome de som chamado Zouk.

O Kassav’ original era inteiro de guadeloupeanos e mais tarde ganhou membros martiniquanos, Jean-Claude Naimro, Claude Vamur, Jean-Phillipe Marthely e Patrick Saint-Eloi. Kassav’ criou seu próprio estilo, introduzindo o décimo primeiro grupo de Gwan Ka e dois cantores líderes.
Originalmente, o estilo do Kassav’ tinha certa dimensão política. Sua canção famosa "zouk-la se sel medikaman nou ni" institucionou que o Zouk constituiu um banner para a cultura única de Guadeloupe e Martinique. Entretanto, a mensagem não chegou tão além a ponto de outros músicos de Zouk a seguirem.

Até o final dos anos 80, a competição entre outras bandas de Zouk decresceu a dominância de Kassav’.
Kassav’ voltou a ter popularidade principalmente com projetos de solos assim como o "Siwo" de Jocelyne Beroard's e "Kaye Manman".
No início dos anos 90 a bandeira do zouk foi carregada por dois principais grupos: West Indies Attitude e Kwak. Essas bandas adicionaram um novo elemento à fusão que é a incorporação do compasso haitiano.
Com Kassav’ no "banco de reserva", alguns novos nomes dominaram o cenário do Zouk, alguns com um sucesso considerável na França. Entre eles, o trio feminino "Zouk Machine" fundado por Jocelyne Beroard do Kassav' tinham os mesmos hits maciços do final de 1980. Em 1990 um dos trios chamado Joelle Ursull gravou um dos primeiros grandes discos pop franceses, "Black French". Kassav’ também popularizou outra ótima cantora, Edith Lefel. Sua música mais bonita, "Yche Man Man", número um em 1986, forjou um caminho para uma variante melhor, e mais sensual chamada "zouk love".

É facil ver hoje pela net como tem zoukeiros espalhados pelo globo, agora vale lembrar que os brasileiros foram os grandes responsaveis também na divulgação desse ritmo gostoso, porque hoje há bandas e cantores franceses, portugueses, etc fazendo muito sucesso no mundo todo, mas a forma de dançar esse ritmo gostoso que explode em varios cantos do mundo é nossa, o zouk-brasileiro como gosta de dizer Jaime Arouxa e seus "discipulos" é o que faz a cabeça da galera, os estilos são variados, zouk, neo-zouk, zouk-love, etc...
mas é tudo Zouk brasileiro,!

E aí? Vamos dançar?




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