Todos os sábados de 2013 eu tinha a oportunidade de visitar essa linda paisagem, nadar nas águas mais claras do planeta segundo o ambientalista Jaques Russou.
O Mar Adriático é uma parte do Mar Mediterrâneo, um golfo muito alongado fechado ao norte. Ele banha o norte e o leste da Itália e o oeste da península balcânica.
Os países banhados pelo mar Adriático são a Itália, Eslovênia, Croácia, Bósnia, Herzegovina, Montenegro e Albânia.
Dubrovnik é uma cidade costeira da Croácia, É um dos destinos turísticos mais concorridos do Mar Adriático, um porto marítimo e a cidade mais importante do condado de Dubrovnik-Neretva. Em 2001 a população do município era de 43 770 habitantes, dos quais 30 436 na cidade, a maior parte deles de origem croata (88,39%), havendo ainda 3.26% de origem sérvia e 3.17% de bósnios.1 4
Pela sua beleza natural e urbanística, e pelo que representa para a história, Dubrovnik é conhecida como "a pérola do Adriático" e "Atenas eslava", devido aos seus antigos habitantes a distinguirem como única numa região onde imperava a barbárie e por nela terem proliferado grandes figuras das humanidades e das artes. Capital do condado de Dubrovnik-Neretva, Dubrovnik é uma cidade rodeada de muralhas e fortificações, no sopé do monte de São Sérgio, que cai a pique sobre as águas do Mediterrâneo.5 Desde 1979 que o recinto muralhado está classificado como Património Mundial pela UNESCO. As imponentes e bem conservadas muralhas, a arquitetura medieval, renascentista e barroca, a paisagem do Adriático, os cafés e restaurantes fazem de Dubrovnik um destino turístico singular. A parte antiga é dividida ao meio pela Placa ou Stradun, o passeio público, com cafés e restaurantes, além de diversos monumentos e edifícios históricos.
Pra conhecer um pouco mais sobre esse maravilhoso lugar pode ver os meus vídeos no youtube, postei vários dessa cidade que achei a mais linda dos lugares que visitei em 2013.
www.youtube.com/ivanfirmino1 na minha pagina de vídeos você poderá conhecer e se encantar e pra finalizar fica uma frase do filósofo que admiro muito:
“ | Se querem ver o paraíso na terra, venham a Dubrovnik | ” |
— George Bernard Shaw, 1929,
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário