Promar
surpreende e já fará teste em 1º navio
08 de
Maio de 2014
Embarcação será lançada ao mar em junho, onde serão feitos acabamento e
ajuste. Gaseiro marca o início da produção pernambucana
Rochelli Dantas
O estaleiro Vard Promar, localizado no Complexo Industrial Portuário de
Suape, acelerou a produção e se prepara para concluir a construção do primeiro
navio gaseiro (usados no transporte de GLP, o gás de cozinha) com selo 100%
pernambucano. A EP-3, como está sendo chamada a embarcação, será lançada ao mar
em junho, onde passará pela fase de acabamento e ajustes. A previsão é de que a
encomenda seja entregue à Transpetro, subsidiária da Petrobras, e responsável
pela encomenda, em dezembro.
“Além desses, já demos início em solo pernambucano à construção do
quarto gaseiro. Pelo contrato com a Petrobras devemos entregar todos os oito
navios até 2017. Então, ano que vem entregamos três, em 2016 dois e em 2017 o
último”, contou o presidente do Vard Promar, Miro Arantes. O estaleiro pernambucano
faz parte da divisão Vard, o braço offshore do grupo italiano Fincantieri,
referência na construção naval mundial. Apenas na construção do empreendimento
foram investidos R$ 350 milhões.
O EP-3, cuja produção iniciou em julho de 2013, faz parte da encomenda
de oito gaseiros para a Transpetro. Para não atrasar o cronograma de entregas,
já que, além de iniciar a produção de navios, o grupo precisaria dar início às
obras físicas do estaleiro, os dois primeiros navios do pacote começaram a ser
construídos na fábrica do Vard Promar em Niterói, no Rio. A primeira embarcação
construída no Sudeste, batizada de Oscar Niemeyer, foi lançada ao mar em
novembro de 2013 e será entregue ao cliente em setembro. O segundo será lançado
ao mar em junho e partirá para viagem inaugural também em dezembro.
A carteira de encomendas assinada junto à Transpetro totaliza US$ 536
milhões. O Vard Promar também possui contrato com a Dofcon Navegação, empresa
do segmento de instalação offshore, para construção de dois Pipe-Laying Support
Vessel (PLSVs), navios de lançamentos de tubos. ?Esses são navios para o
mercado offshore. A construção física ainda não teve início e só deve ser
iniciada no final deste ano?, explicou Arantes. Este último contrato é no valor
de US$ 500 milhões.
As obras físicas do Vard Promar estão praticamente concluídas. O
empreendimento recebeu o guindaste Goliaths, com capacidade de içamento de
blocos com até 300 toneladas. O gigante, importado da China com investimento de
US$ 15 milhões, é uma das últimas etapas da construção do empreendimento.
Saiba mais
Estaleiro
Vard Promar
Estaleiro
Vard Promar
Localização
Complexo Industrial Portuário de Suape
Complexo Industrial Portuário de Suape
Investimento
R$ 350 milhões apenas na construção
250 mil metros quadrados de área total
1.000 funcionários
R$ 350 milhões apenas na construção
250 mil metros quadrados de área total
1.000 funcionários
Início da operação
junho 2013
junho 2013
Encomendas
8 navios gaseiros da Transpetro
2 Pipe-Laying Support Vessel (PLSVs), navios de lançamento de tubos encomendados pela Dofcon Navegação
8 navios gaseiros da Transpetro
2 Pipe-Laying Support Vessel (PLSVs), navios de lançamento de tubos encomendados pela Dofcon Navegação
Prazos de entrega
2018
2018
Fonte: Diario de Pernambuco (08/05/14)
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