quinta-feira, 14 de abril de 2011

Supervisor é diferente de gerente

O artigo a seguir na minha opinião tem tudo haver com Gestão Empresarial, segue com fontes no final, sucesso a todos.

Planejar, executar, liderar, ouvir e melhorar são verbos comuns às duas funções, ambas essenciais para o desenvolvimento econômico saudável de uma empresa.

Diretores, gerentes, técnicos, supervisores. Existem alguns termos em recursos humanos bastante comuns no dia a dia de trabalho, os quais nomeiam posições e cargos. No entanto, muitas pessoas não sabem o significado e a posição ideal que cada profissional deve ocupar dentro de uma empresa.

Em meu livro O supervisor: a dimensão supervisional na empresa, recém-lançado pela All Print Editora, apresento as principais diferenças entre as duas funções com intuito de ampliar a valorização do profissional de supervisão no mercado de trabalho atual.

Um gerente tem como principal função planejar e desenvolver estratégias e processos. Já o supervisor conduz no dia a dia os processos traçados pelo gerente e ainda é responsável pela motivação e treinamento da equipe como forma de garantir os resultados.

Quem almeja ser gerente, por exemplo, pode começar a carreira como supervisor. Os profissionais que atuam nessa área trabalham diretamente com a gerência e têm a oportunidade de aprender de perto as atribuições gerenciais. No entanto, para se tornar um bom supervisor, é preciso empenho e dedicação à carreira.

O gerente administra, planeja e calcula cada ação dentro de uma empresa. É papel dele, entre outras coisas, conhecer o funcionamento e a operacionalização de métodos, técnicas, materiais e processos do seu campo de atuação, assim como estudar formas de melhorar os processos de trabalho a fim de ampliar o desempenho e seguir planos estabelecidos. Ele deve ainda conhecer e atender à organização, seu pessoal e às normas administrativas.

Controlar e reduzir os custos também faz parte de seu escopo, assim como ter habilidade para transformar e inovar, ser receptivo às modificações e ter independência de julgamento. Também é de incumbência desse profissional transmitir todos os anseios da empresa aos supervisores que, por sua vez, orientam os executores do processo com intuito de garantir a qualidade e a eficácia do trabalho.

Entre as atribuições do supervisor, estão o aumento do profissionalismo e do sentimento de equipe, o gerenciamento de conflitos, além de promover a transparência nas responsabilidades, tarefas e objetivos. Outro ponto de trabalho para o supervisor é acompanhar processos de recolocação de pessoas em postos de trabalho adequados ao perfil de cada um e ajudar a desenvolver uma relação mais profunda com o cliente.

Antonio Jorge Gordilho Freire de Carvalho é consultor e autor do livro O supervisor: a dimensão supervisional na empresa. Onde encontrar: Livraria Saraiva (www.saraiva.com.br) e All Print Editora (www.allprinteditora.com.br).

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