quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Cruzeiros. Terminais e perspectivas 2013


TERMINAIS DE PASSAGEIROS 
Para melhorar as condições de desembarque desses passageiros, inclusive com vistas à Copa do Mundo de 2014, oito portos brasileiros passarão por requalificação nos Estados do Amazonas, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. O terminal de Natal, por exemplo, contará com recursos do PAC- Copa no valor de R$ 53,7 milhões. 
Já o Porto de Salvador abriu no final de 2011 a licitação para que as empresas interessadas em apresentar propostas às obras do terminal de passageiros se inscrevam. Com orçamento previsto de R$ 33 milhões, o terminal ocupará uma área de 3.393,48 metros quadrados. Destes, 2 mil metros quadrados serão destinados ao terminal propriamente dito. Será erguido ainda um prédio composto de três pavimentos e 7,9 mil metros quadrados de área construída onde funcionarão embarque e desembarque, alfândega, despacho de bagagem e check-in, restaurante, lanchonetes, além de órgãos como a Receita e Polícia federais, Ministério da Agricultura, ANVISA e Juizado de Menores.
 Conforme informações da diretoria da Codeba, as obras têm previsão de conclusão em maio de 2013. O prazo de entrega foi estipulado pela presidente Dilma Roussef que estabeleceu ainda que, além de Salvador e Recife, vão receber investimentos os terminais do Ceará, Amazonas, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. Para o presidente da ABAV, Pedro Galvão, se as obras de requalificação do terminal de Salvador seguirem exatamente o projeto apresentado, o Porto vai se transformar num verdadeiro atrativo para o turista que aprecia as viagens de cruzeiros. “O que temos aí hoje é sofrível. A Bahia é um celeiro de pontos turísticos e o porto não pode operar com o terminal que temos hoje”, ressalta.
PERSPECTIVAS PARA 2013
 Enquanto a Temporada 2012 está em curso, já existem operadoras turísticas pensando em 2013. A Pullmantur, por meio de seu agente local, a Unimar Agência Marítima, confirmou 22 escalas para o Terminal de Passageiros de Itajaí entre o final de 2012 e o início de 2013, em Santa Catarina. São 20 escalas do navio de cruzeiros Empress e duas do transatlântico Horizon. A primeira atracação da Pullmantur na próxima temporada em Itajaí já está programada para o dia 29 de novembro, com a atracação do Empress, sendo que a temporada da operadora será fechada com escala do navio Horizon, em 13 de março de 2013. 
Entre visitantes e tripulação, essas escalas deverão levar mais de 25 mil pessoas para a cidade. “Com os investimentos feitos pela Autoridade Portuária em obras de ampliação do terminal de passageiros, concluídas para a atual temporada, hoje operamos com a área consolidada de 2,5 mil metros quadrados, sala de espera com 564 lugares, mais salas de embarque e desembarque, alfândega, check-in, checkout e áreas de apoio”, explica o superintendente do Porto de Itajaí, Antonio Ayres dos Santos Júnior. Ele explica que essa estrutura possibilita que os serviços de embarque, desembarque e trânsito de passageiros estejam reunidos em um só lugar, o que é visto como um diferencial em Itajaí. 
Segundo Aires, o Porto de Itajaí é o único do Sul do país a disponibilizar um terminal de passageiros na rota de transatlânticos. “Outro ponto positivo de Itajaí é a localização do terminal, que não está inserido no porto comercial, assim como muitos no país. O terminal de passageiros está no centro da cidade, em frente à rua mais movimentada, a Hercílio Luz”, acrescenta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário