Pireu (em grego moderno: Πειραιάς, Pireás, AFI: [piɾɛˈas]; em grego antigo: Πειραιεύς, Peiraieús) é um município vizinho a Atenas e situado em sua zona urbana, no qual se localiza o porto daquela cidade, o principal da Grécia. O Pireu é capital da subprefeitura de mesmo nome, na Ática, faz parte da região metropolitana de Atenas e situa-se na baía de Falero. A população em 2001 era de 175.697 habitantes.
O local já era usado como ancoradouro no século VII a.C.. O Pireu tornou-se o porto de Atenas, substituindo Falero, desde as guerras médicas, mas perdeu sua importância na época bizantina e turca até ao século XIX. Atualmente continua a ser o principal porto que faz a ligação da parte continental da Gréciaàs suas ilhas.
A população do demos (Δήμος Πειραιώς) é de 175.697 (dados de 2001). Anomarchia, que inclui as terras que circundam a cidade e algumas ilhas doGolfo Sarónico, tem uma população de 541.504 (2001). Constitui-se de um relevo rochoso, com três portos naturais, o maior na parte oeste, que serve como importante centro de logística para a parte leste do Mar Mediterrâneo, e dois menores, Zea e Mikrolimano, usados para fins navais. Do porto saem vários barcos para a maioria das ilhas gregas , a ilha de Creta, as ilhas Cíclades, a península do Dodecaneso, e grande parte do Mar Egeu. A parte oeste do porto é usada para descargas e ocupa grande área. A maioria desta parte fica nos subúrbios de Drapetsona e Keratsini.
É acessível pelo metro de Atenas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário